MÃE BARBARÁ É HOMENAGEADA NOS 20 ANOS DA UNEB EM VALENÇA .

Na noite da última segunda – feira(27-11), foi realizada na UNEB- CAMPUS XV, a solenidade cívica com o objetivo de premiar algumas figuras públicas de nossa cidade que se destacaram na luta em defesa dos direitos da cultura AfroDescentes na região baixo sul, na oportunidade entre os homenageados para a felicidade da comunidade Valenciana foi escolhida Maria Balbina dos Santos (Mãe Bárbara Mam´etu Kafurengá).

Mãe Barbará é coordenadora da Federação Nacional de Culto AfroBrasileiro –FENACABE do ENAFRO -encontro Nacional Afrodescendente e também é representante da primeira Escola de Matriz Africana do baixo sul onde é pedagoga, está Instituição é reconhecida pela Fundação Palmares e pelo Iphan. Mãe Bárbara também é a fundadora da comunidade Caxuté, onde está instalado o primeiro museu vivo da costa do dendê e o memorial de Mam,etu Kassangê .

A secretaria de Cultura do município a senhora Janete Vomeri esteve presente no evento representando o perfeito de Valença e ressaltou a importância da valorização da cultura AfroDescendente, não só na região baixo sul, mais principalmente em nosso município.

Fonte : ASCOM


Comentários fechados.

Notícias Relacionadas